Sustentabilidade

Práticas ecológicas, éticas e de sustentabilidade | Design

Como é que o design se pode alinhar com o bem social?

REGRESSO ÀS ORIGENS
NO TECER DE UM
FUTURO SUSTENTÁVEL
Cada decisão que tomamos é um símbolo do nosso compromisso em definir como será o futuro da moda.

“Com empenho e resiliência conseguimos implementar uma parceria com uma das maiores unidades de reciclagem têxtil no nosso país e assim, não só, encaminhar o nosso lixo, como obter um novo fio como resultado deste processo de transformação certificado. Dar uma nova vida ao nosso lixo que desta forma pode entrar novamente nas nossas escolhas, representa uma das etapas da marca da qual nos orgulhamos”, partilha Benedita Formosinho.

Trouxe a si a responsabilidade de fazer da sustentabilidade a expressão da marca, aplicando a criatividade na conceção de peças feitas para se usar ao longo do tempo pelo design, durabilidade e versatilidade. A etiqueta BENEDITA FORMOSINHO honra as suas raízes portuguesas ao perpetuar a autenticidade de saberes ancestrais, aplicados numa seleção de tecidos de excelência – a partir de materiais autóctones do nosso país ou têxteis inovadores certificados –, associando o design de autor contemporâneo com a revalorização do conhecimento tradicional.

A dedicação a cada peça e a cada detalhe tece-se para além da busca por um resultado final. É forrada pelo respeito pelas pessoas e pela natureza, comprometida com a diminuição do impacto ambiental, mas também entrelaçada na cadeia de valor social em que se apoia a marca.

“A produção em pequena escala envolve uma relação mais próxima com as pessoas, melhor controlo de qualidade e senso de individualidade”, partilha.

Produção dos Nossos Materiais

Reproduzir

Autenticidade como guia

Sendo muitas vezes os materiais a definir a medida do que se cria, a descoberta do melhor que aqui se faz na área têxtil serve muitas vezes de inspiração a todo o processo. Naturais, orgânicos, renováveis, recicláveis, duradouros... por esta base se escolhem. O linho, pela sua qualidade natural. O algodão orgânico (reciclado e não tingido), pelas infinitas possibilidades. A versatilidade do burel que se faz da lã das ovelhas da Serra da Estrela ou a singularidade característica da manta alentejana.

“Fui encontrando o valor intrínseco da intemporalidade na qualidade da naturalidade das matérias-primas mas também no trabalho das comunidades locais na preservação de técnicas manuais singulares que fazem parte da nossa identidade” conta a designer, Benedita Formosinho.

Na senda da circularidade

Com a sustentabilidade como guia desde a fundação, em 2023 surge o projeto de circularidade interna da marca. Acreditando que cada pequeno gesto faz a diferença, no vestir e no sentir, os desperdícios de corte e produção de peças BENEDITA FORMOSINHO são transformados em novo fio – utilizado na criação de novas peças próprias ou de outros, porque lá está – o caminho é também feito de partilha.

RECICLAGEM E TRANSFORMAÇÃO EM NOVO FIO
Temos uma parceria com uma empresa portuguesa que possui um sistema certificado pelo qual os resíduos são transformados num novo fio.

Queremos ser parte da geração com uma cultura de consumo responsável. Cada decisão que tomamos é um símbolo do nosso compromisso em definir como será o futuro da moda. O nosso lixo não é lixo! Inovador, sustentável e circular. Damos uma nova oportunidade ao nosso lixo para entrar novamente nas nossas escolhas.

Produzimos novelos para tricot ou crochet manual feitos a partir dos nossos desperdícios têxteis. Desenvolvermos novas peças a partir deste fio reciclado.

-Fio reciclado ecológico a partir dos nossos desperdícios têxteis. Composição: 100% Fibra reciclada (70% desperdício têxtil + 30% Liocel reciclado). 

Ecofriendly - Processo sem corantes ou produtos químicos sintéticos e sem desperdício de água - J. Gomes, Lda.

Após a entrega dos nossos desperdícios na fábrica, estes são separados por cores. Dessa forma, o impacto desse processo é imediatamente reduzido, pois não é necessário tingir o fio para obter a cor desejada, bem como o material. Este processo não usa produtos químicos sintéticos e não desperdiça água. 
Para o demonstrar, esta empresa (J Gomes) é certificada pela Global Recycle Standard - GRS - que garante a cadeia de boas práticas ambientais e sociais.

As Nossas Embalagens

A nossa embalagem de envio é feita em caixas de papel reciclado, restos de papel que temos no nosso atelier provenientes dos nossos fornecedores e que reaproveitamos, dando-lhes uma nova vida.
Usamos flores secas e fio de cânhamo.
ZERO PLÁSTICO. ZERO DESPERDÍCIO.

Certificações dos nossos Fornecedores de Tecidos